terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Diversidade importa


 A predominância de modelos brancas no mundo da moda ainda é grande. Ok, que não há como negar que mesmo a passos lentes é possível notar um aumento de modelos não brancas em editoriais, desfiles e campanhas. Mas ainda não dá para ter uma visão positiva, considerando o tanto a caminhar e as barreiras de preconceito ainda existentes nessa industria.


Desfile da LAB no SPFW



Recentemente uma modelo liberiana, Deddeh Howard, criou uma série fotográfica para chamar atenção do mundo da moda sobre a ausência de representatividade em campanhas de moda. Intitulada de "Black Mirror" a série consistiu em recriar as poses e expressões das modelos do anúncio original e utiliza roupas bastantes semelhantes ás usadas por ela e o resultado foi impressionante. 



Uma das fotos da série fotográfica intitulada ''Black Mirror''




Desde 2014, o site TheFashionSpot divulga após o fim das temporadas de moda um relatório muito esperado e revelador sobre a diversidade.  No último divulgado notou se que pela primeira vez na sua história recente, mais de 25% das seleções não foram de modelos brancas. Além disso, pode perceber que Nova Iorque teve os desfiles mais inclusivos e a capital da Itália teve a pior média no quesito representatividade entre as quatro cidades.







Mas por trás desse números que a cada temporada vem crescendo está a história de luta de muitas mulheres que tiveram que conviver com o preconceito e entraram para a história e selecionamos algumas desses grandes nomes para trazer nessa postagem de exaltação a representatividade:




1:  Naomi Campbell
A primeira delas é Naomi Campbell. Certamente uma das modelos mais icônicas do mundo. Além de fazer sucesso há mais de três décadas, ela foi a primeira modelo negra a estampar uma capa da Vogue francesa.

Ao lado de Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington ela foi uma das tops mais requisitadas na década de 1990 e fez ainda mais sucesso quando apareceu em nos vídeos de astros como Michael Jackson e Madonna.



2: Donyale Luna 

A modelo entrou para a história por ser a primeira modelo negra a estampar um editorial da "Vogue" em 1966. Existe uma curiosidade acerca da imagem icônica com Luna cobrindo a maior parte de seu rosto. Ao que tudo indica isso foi um pedido dos editores britânicos da revista para ajudar a mascarar sua etnia.

Luna também apareceu em vários filmes, incluindo "Camp" de Andy Warhol e "Stayricon" de Federico Fellini. Além disso, era conhecida por ser uma das modelos favoritas do renomado fotografo Richard Ayedon. Em 1979, a carreira dela foi interrompida abruptamente aos 33 anos quando faleceu devido a uma overdose de heroína.





3: Naomi Sims 

Naomi Sims fez carreira ao posar na capa da revista Ladies Home Journal em 1968. Ela desfilou para designers famosos da década de 1970. A modelo entrou para a historia ao estampar a capa da LIFE Magazine em 1969 e quebrou barreiras em uma época que os movimento dos direitos civis estavam em alta.


Depois de colher os louros da fama como modelo. Sims se aposentou em 1973 dizendo que estava entendiada e desencantada com o uso de cotas raciais na indústria da moda. Ela entrou para o ramo das perucas e cosméticos em 1975 e lançou vários livros sobre beleza e modelagem com o passar dos anos. Sims morreu em decorrência de um câncer de mama 2009, aos 61 anos de idade.



3: Iman


Quando se olha uma foto de Iman Mohamed Abdulmajid é quase impssível não ser chocar com fato de que ela tem mais de 60 anos. Ela foi descoberta pelo fotografo Peter Beard, aos 18 anos na Universidade.

Iman inicialmente não tinha interesse em ser uma modelo. Depois de muita insistência do fotógrafo, ela forjou a assinatura dos país conservadores para conseguir ir para os Estados Unidos. Por lá conheceu grandes nomes que a ajudaram a deslanchar. Seu atual conselho para as modelos negras que estão começando? Não pense que você não tem voz.





4: Beverly Johson 

Beverly decidiu fazer alguns trabalhos como modelos e acabou conseguindo figurar a capa da revista Glamour. Em agosto de 1974 fez história ao ser a primeira negra a aparecer na capa da Vogue América. Na época, sua longa linha de amigos aumentou e incluía personalidades como Jackie Kennedy, Halston, Calvin Klein e Andy Warhol.






5: Tyra Banks

Tyra iniciou sua carreira aos 17 anos, quando foi a Paris para realizar alguns trabalhos como modelo Em sua primeira semana, muitos designers se impressionaram com a sua presença na passarela. Fez extensivos trabalhos fotográficos e/ou na passarela para gigantes do mundo da moda.


Tyra, foi a primeira modelo afro americana a aparecer na capa das revistas GQ e Sports Ilustrated Swimsuit Issue. Em 1997, foi a primeira modelo negra escolhida para o catálogo da Victoria's Secret tornando se em 1998 uma das Angels da marca.




6: Emanuele de Paula

A modelo pernambucana tem apenas 27 anos, mas já coleciona grandes feitos na carreira. Em 2008 estrelou a campanha de Dia dos namorados da Victoria' Secret. No ano seguinte ocupou o  11º lugar na lista de modelos mais bem pagas do mundo, segundo a revista Forbes. Em janeiro de 2011, ela entrou para a história ao ser tornar a primeira modelo negra brasileira a estampar a capa da Vogue Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário